Mercado Automotivo 2025
Rui Denardin: O que esperar do mercado automotivo em 2025?
Carros e Motos
Por Rui Denardin – Grupo Mônaco: À medida que nos aproximamos do final do ano é natural começarmos a refletir sobre as projeções para 2025. No mercado automotivo não seria diferente. Grandes expectativas já surgem, especialmente diante dos resultados positivos de 2024, marcados pelo aumento das vendas e pela recuperação total do setor no cenário pós-pandemia.
Analisando os fatores que impactam esse mercado, 2025 promete ser um ano dinâmico, repleto de avanços tecnológicos e alinhado às novas demandas do consumidor. Conforme nos preparamos para esse futuro promissor, algumas tendências-chave já estão moldando o setor, e, como um player estratégico, precisamos estar atentos para liderar e inovar.
E uma dessas principais tendências que seguirá em alta é a busca por veículos sustentáveis. A eletrificação continuará sendo o principal motor de mudança, com uma previsão de aumento significativo na participação dos veículos elétricos, não apenas no Brasil, mas em mercados globais.
Isso ocorre devido à redução nos custos de produção de baterias e ao avanço da infraestrutura de carregamento. No Brasil, o crescimento do segmento tem sido impulsionado por incentivos fiscais e subsídios que tornam as soluções híbridas e elétricas mais acessíveis ao consumidor.
Além disso, a busca por sustentabilidade permeia todos os aspectos da vida moderna, inclusive a mobilidade urbana. A produção de veículos elétricos tornou-se mais limpa, com o uso de materiais recicláveis, consolidando a responsabilidade ambiental como um diferencial competitivo.
Apesar das transformações tecnológicas, uma coisa não mudará em 2025: o foco na experiência do cliente. As empresas que conseguem oferecer atendimento excepcional, simplificar processos e garantir um suporte eficiente sairão na frente, conquistando a fidelidade de seus consumidores.
No Grupo Mônaco, valorizamos essa conexão desde a nossa fundação, na década de 1970. Meu pai, Armindo Denardin, ao inaugurar nossa primeira concessionária em Altamira, no Pará, chamava seu empreendimento de “Casa de Amigos”. Esse espírito de proximidade e atenção personalizada, seja para fechar um negócio ou apenas para receber bem quem nos procura, é um legado que mantemos até hoje.
O futuro do mercado automotivo não é apenas sobre tecnologia; é sobre como utilizamos essa tecnologia para melhorar vidas e gerar um impacto positivo no planeta. No Grupo Mônaco, estamos comprometidos em liderar essa transformação, com inovação, excelência e uma visão estratégica que priorize nossos clientes, colaboradores e parceiros.
2025 será um ano para acelerar. Estou confiante de que estamos prontos para essa jornada, que promete grandes conquistas e novas possibilidades para montadoras, concessionárias e, principalmente, para nossos clientes. Que venha o novo!
Rui Denardin é CEO do Grupo Mônaco
Fonte: Auto
Carros e Motos
ALMT aprova Moção de Aplausos pelos 30 anos do Instituto Ayrton Senna
Os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovaram Moção de Aplausos pelos 30 anos do Instituto Ayrton Senna da Silva por unanimidade, fundado em novembro de 1994, pela irmã do maior atleta do automobilismo mundial, Ayrton Senna.
O Instituto Ayrton Senna nasceu do sonho do atleta, antes do trágico acidente no circuito de imola na Itália.
Ele desejava ajudar as crianças brasileiras com educação em tempo integral.
O objetivo era incentivar talentos no esporte, comunicação, arte, música, entre outros.
Neste ano, completa 30 anos sem Senna.
A data é lembrada mundialmente, pois o piloto representa garra, dedicação ao esporte e um símbolo de patriotismo e amor à nação.
No dia 29 de novembro, a Netflix lançará uma minissérie biográfica, na qual o ator Gabriel Leone interpreta o tricampeão.
Esta série já é uma das mais aguardadas. Tem até cartazes em japonês, país em que Ayrton Senna é considerado um samurai.
Reconhecimento internacional
Em 2003, a UNESCO concedeu ao Instituto a chancela da Cátedra de Educação e Desenvolvimento Humano, honraria inédita para uma ONG.
História do Instituto Ayrton Senna
O Instituto oferta serviços de gestão do processo educacional (diagnóstico e planejamento, formação de gestores e educadores, desenvolvimento de soluções pedagógicas inovadoras).
De acordo com a direção, a pedagogia busca ajudar os estudantes na escola e que respondam as exigências profissionais, econômicas, culturais e políticas do século XXI.
Anualmente, cerca de 60 mil profissionais recebem capacitação em serviço, coaching, tutoria e supervisão.
Soluções educacionais
Todas as soluções educacionais criadas e implementadas pelo Instituto Ayrton Senna, em parceria com as redes de ensino, ONGs e universidades, têm como objetivo o desenvolvimento pleno das crianças, dando-lhes subsídios para que obtenham êxito na escola e possam traçar uma história de sucesso, como pessoas, cidadãos e futuros profissionais, desenvolvendo competências como: iniciativa e autonomia, liderança, comunicação, trabalho em equipe e diversas outras, consideradas fundamentais para o século 21.
As soluções educacionais são incorporadas às atividades das redes escolares. Programas do Instituto articulam essas soluções de acordo com as principais necessidades de cada rede escolar.
Gestão da escola e do aprendizado
O Programa “Gestão Nota 10” oferece capacitação e ferramentas gerenciais para as Secretarias de Educação e os gestores escolares.
A cultura da boa gestão escolar também está aplicada ao processo de aprendizagem, por meio do Programa “Circuito Campeão”, que orienta e monitora diretamente as ações educacionais de combate ao analfabetismo e à baixa aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Para atender alunos cronicamente defasados, com dificuldades de aprendizagem, e ajudá-los a chegar à série adequada a suas idades, as redes de ensino têm como aliados os Programas “Se Liga”, “Acelera Brasil” e “Fórmula da Vitória”.
Educação de jovens
O Programa “SuperAção Jovem” propõe uma criativa mobilização para a formação de estudantes, que passam a ser protagonistas da própria aprendizagem, enquanto os educadores também são formados para serem protagonistas na gestão da sala de aula e da escola.
Com os programas “Educação pela Arte” e “Educação pelo Esporte” os alunos ganham espaço para o desenvolvimento de competências essenciais, como a criatividade, a colaboração e a gestão da informação, por meio do trabalho com projetos e temas contemporâneos altamente motivadores para as novas gerações.
Educação e tecnologia
editar
Nos programas de Educação e Tecnologia são articulados os mais novos recursos tecnológicos com metodologias que expandem as possibilidades de aprendizado e desenvolvimento, tanto para professores quanto para alunos.
O Programa ” *Escola Conectada” leva soluções para a formação continuada dos professores e, também, para a sua capacitação no uso de tecnologias e ambientes online no processo de desenvolvimento dos alunos.
-
TCE3 dias atrás
Encontro Mato-grossense de Municípios deve reunir mais de duas mil pessoas em Cuiabá
-
TRE3 dias atrás
Fernando Kendi Ishikawa toma posse como juiz titular da 18º Zona Eleitoral
-
Ministério Público7 dias atrás
Ministério Público inicia jornada pela certificação Lixo Zero
-
CUIABÁ6 dias atrás
Prefeito celebra parceria com o governador para desenvolver ações em Cuiabá
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrás
Receita Federal faz alerta sobre golpes envolvendo Pix
-
CUIABÁ7 dias atrás
Operação coordenada pela Prefeitura fecha bares com indícios de ponto de prostituição
-
AGRONEGÓCIO7 dias atrás
Perspectivas para o Setor Avícola: Preço do Frango Pode Estabilizar, Mas Expectativas para 2025 São Positivas
-
POLÍTICA MT7 dias atrás
Deputado Thiago e vereador Vinícius viabilizam R$ 300 mil para a saúde