Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

TRE

Poxoréu amplia cobertura biométrica para 98,06% e atinge meta de campanha Biometria 100%

Publicados

TRE

Não é incomum que eleitores e eleitoras não cadastrem a biometria junto à Justiça Eleitoral por conta da rotina de trabalho. Entretanto, isso não desencorajou o cartório da 47ª Zona Eleitoral (ZE) no trabalho de alcançar o eleitorado sem biometria, seja no município de Poxoréu (255 km de Cuiabá) ou em cidades vizinhas. Com isso, a 47ª ZE atingiu o índice de 98,06% de cobertura biométrica e ultrapassou a meta da campanha “Biometria 100%”, estabelecida em 98%, tornando Poxoréu o 17º município mato-grossense a alcançar o índice. Isso significa que, de um total de 14.727 eleitores(as) aptos(as) a votar, 14.442 já possuem biometria. 

O percentual foi alcançado nesta sexta-feira (19), em que o Cartório Eleitoral buscou atender diretamente eleitores e eleitoras que estavam cadastrados em Poxoréu, mas que residiam ou trabalhavam em municípios vizinhos. Foram agendadas 7 visitas, com o objetivo de coletar a biometria daqueles(as) que não conseguiam comparecer à sede do cartório em Poxoréu devido à jornada de trabalho. Para atingir o resultado, foram realizadas ações de busca ativa, entrando em contato com eleitores(as) e familiares por meio de mensagens e ligações.  

Também foram promovidos atendimentos domiciliares e mutirões itinerantes. Ao final de dezembro, o cartório ainda notificou eleitores(as) com pendências eleitorais e/ou sem biometria, a fim de demonstrar a importância de regularizar o título de eleitor. “Foi preciso muita dedicação, empatia e força de vontade nessa trajetória. Faz muita diferença estar ao lado de pessoas comprometidas no processo”, expressou a servidora no cartório eleitoral Ângela Cristina Gomes Rabelo. 

Leia Também:  TRE-MT reativa Posto Eleitoral de Santo Afonso para ampliar atendimento biométrico

Para a servidora, foi uma experiência enriquecedora, especialmente o mutirão realizado em uma aldeia indígena, pois sentiu-se bem ao prestar atendimento em locais de difícil acesso. “Ao longo do ano, atendemos em lojas, oficina, escritório agrícola, escola e residências. Nos deparamos ainda com pessoas acamadas, idosos, mães e muitas outras realidades”, detalhou. 

A eleitora Verônica Trindade Sobral relata que regularizou a situação eleitoral porque, embora more e trabalhe em Primavera do Leste (distante a 234 km da Capital), o domicílio registrado na Justiça Eleitoral é de que ela residia em Poxoréu. A trabalhadora conta que conseguiu cadastrar a biometria no local de trabalho, uma vez que o cartório da 47ª ZE entrou em contato por mensagem de WhatsApp e informou que apenas seus pais vivem em Poxoréu. 

Patrícia Nunes Costa teve uma experiência parecida. A eleitora realizou o alistamento eleitoral em Poxoréu, mas, atualmente, mora na região de Vale Verde, zona rural do município. Ela trabalha como auxiliar de limpeza em uma empresa do segmento, em Primavera do Leste, e foi atendida após receber uma mensagem de WhatsApp do cartório para cadastrar a biometria. “Eles perguntaram se poderiam ir até onde trabalho e eu aceitei. Foi muito rápido e prático. A equipe também foi muito atenciosa comigo”, disse. Foram atualizados ainda outros dados cadastrais, como o endereço de residência. 

Leia Também:  Mutirão eleitoral em Matupá procura estudantes do Ensino Médio e de cursos técnicos

Biometria 100% 

A campanha, organizada pela Corregedoria Regional Eleitoral (CRE-MT), tem como objetivo ampliar o cadastramento biométrico do estado para, pelo menos, 98% em 2025. Para o próximo ano, a pretensão é alcançar 100% do eleitorado. Mato Grosso conta com 2.335.105 pessoas biometrizadas, o que corresponde a 91,45% em um universo de 2.553.236 eleitores(as) aptos (as) a votar. 

Atualmente, outros 17 municípios já alcançaram a meta: Araguainha (100%), Ponte Branca (99,9%), Vale de São Domingos (99,58%), Indiavaí (99,54%), Planalto da Serra (99,32%), Ribeirãozinho (99,05%), Torixoréu (98,77%), Araguaiana (98,57%), Santa Rita do Trivelato (98,46%), Alto Araguaia (98,32%), Jangada (98,32%), Itanhangá (98,29%), Dom Aquino (98,26%), Alto taquari (98,18%), Campos de Júlio (98,16%), Pontal do Araguaia (98,11%) e Lucas do Rio Verde (98,05%). 

Estagiária: Laís Guilherme (supervisão do jornalista Anderson Pinho) 

#PraTodosVerem: A imagem mostra duas fotografias. A primeira com o servidor do Cartório Eleitoral prestando atendimento a uma mulher no local de trabalho. A outra mostra o mesmo servidor atendendo outra mulher em sua residência. 

Fonte: TRE – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

TRE

Em última sessão de 2025, presidente do TRE-MT destaca ações da gestão

Publicados

em

Por

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargadora Serly Marcondes Alves, fez um balanço das ações desenvolvidas pela gestão ao longo de 2025. O relatório foi lido na última sessão plenária do ano judiciário de 2025 realizada nesta quinta-feira (19.12). Entre os destaques, estão os índices de produtividade do Tribunal que, neste ano, realizou 87 sessões plenárias, sendo 80 ordinárias e sete solenes, em formatos presencial, videoconferência e, mais recentemente, em modelo híbrido.  

 

Além disso, até o dia 15 de dezembro foram distribuídos 888 novos processos aos juízes-membros e o colegiado julgou 759 processos ao longo de 2025. Também foram proferidas 125 decisões monocráticas e registraram-se 929 decisões interlocutórias, com a análise de 20 pedidos de liminares. Nos processos em andamento na Corte, também foram registrados 1.313 despachos de mero expediente. 

 

“Encerramos o ano com os indicadores de produtividade confirmando o cumprimento das Metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para 2025, como a Meta 1, que consiste em julgar mais processos do que os distribuídos, a qual atingimos no 2º grau, até o momento, 152,44% do quantitativo estabelecido. No tocante à Meta 2 do CNJ, que visa identificar e julgar os processos de conhecimento pendentes de julgamento há seis anos ou mais, atingimos um percentual de 142,86% de cumprimento. Nesta meta não há, pois, processos pendentes de julgamento para o 2º grau”, detalhou a presidente do TRE-MT. 

  

Quanto à Meta 4, relativa à identificação e julgamento dos processos referentes às eleições de 2024 que possam importar em perda de mandato eletivo ou inelegibilidade, a Justiça Eleitoral de Mato Grosso atingiu os percentuais de 111,11%, (Eleições 2022) e 200% (Eleições 2024). Não há, para ambos os casos, processos pendentes de julgamento para o 2º grau. 

Leia Também:  TRE-MT institui modalidade híbrida e altera calendário de sessões

 

Premiações 

 

Os bons resultados alcançados pelo TRE-MT resultaram, em dezembro deste ano, no Selo Ouro, conquistado junto ao Prêmio CNJ de Qualidade, para o seguimento da Justiça Eleitoral – médio porte. O TRE-MT obteve pontuação geral de 91,1%, destacando-se os eixos de produtividade com 96,4% e dados e tecnologia com 97,8%. Em pontuação geral, o Tribunal foi o primeiro do estado, já que o TJMT obteve 87,4% e o TRT/MT, 85,3% dos pontos. 

 

“Encaro 2025 com a certeza do dever cumprido, sabendo que grandes passos foram dados, mas consciente de que há um longo caminho a percorrer, sempre em busca de uma democracia mais forte e participativa. O próximo ano traz consigo a promessa de acirradas Eleições Gerais, um desafio que será enfrentado com a mesma dedicação e comprometimento que marcam a nossa história e trajetória. Todas essas ações, além de muitas outras, foram frutos do engajamento e da dedicação de magistrados, magistradas, servidores, servidoras, colaboradores, colaboradoras, terceirizados e terceirizadas. Uma união de esforços que manteve o TRE-MT como um dos melhores do país, reconhecido e premiado pelo CNJ e pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral)”, ressaltou a desembargadora Serly Marcondes Alves. 

 

A presidente afirmou, ainda, que a instituição continuará a desempenhar seu principal papel, que é assegurar o processo democrático. “Tenho certeza de que este Tribunal continuará a desempenhar, com louvor, seu papel garantidor da democracia, com a realização de eleições justas, céleres e transparentes, enfrentando todo e qualquer desafio que possa advir, pois esta é a nossa vocação enquanto membros do Poder Judiciário”, acrescentou ela, que também desejou a todos e todas um feliz natal e um 2026 repleto de bençãos e paz.  

 

O corregedor Regional Eleitoral do TRE-MT, desembargador Marcos Machado, parabenizou a gestão. “Registro meu expresso reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. É muito bom tomarmos conhecimento de tudo isso, até para podermos cooperar e fazer parte de um sistema que visa resultados. O papel da Corregedoria dentro do papel colaborativo entendo como uma cooperação obrigatória. Considere o meu desejo de, cada vez mais, estar participando de todas as ações da Presidência. Penso que podemos nos comunicar ainda mais e melhor, falo isso entre os pares, juízes auxiliares e assessores. Que iniciemos o ano de 2026 com muitas bençãos”. 

Leia Também:  TRE-MT reativa Posto Eleitoral de Santo Afonso para ampliar atendimento biométrico

  

O procurador Regional Eleitoral, Fabrízio Predebon da Silva, avaliou que o TRE-MT demonstrou serenidade e rigor técnico ao longo de 2025. “Em nome do Ministério Público Eleitoral, registro o reconhecimento pelo trabalho feito pelo Pleno, a postura republicana, a divergência jurídica encarada como aprimoramento. Também quero destacar o papel dos servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral, pois sem esse trabalho técnico e dedicado, os resultados não seriam possíveis. Que no próximo ano estejamos igualmente firmes na defesa das instituições e um ano novo com muita saúde e serenidade”, frisou. 

 

Os juízes-membros do Pleno também parabenizaram a gestão do TRE-MT pelo trabalho realizado e pela transparência, além das decisões com qualidade. Além disso, destacaram a atuação dos servidores, servidoras, colaboradores e colaboradoras da Justiça Eleitoral. 

Representando os servidores e servidoras, o diretor-geral do Tribunal, Mauro Sérgio Rodrigues Diogo, agradeceu à Presidência pela confiança e parceria. “Os desafios são grandes, mas terminamos o ano bem, com saldo positivo, só tenho a agradecer. Desejo a todos um Natal em família, com muito amor, e um 2026 de sucesso para todos nós e, principalmente, para a nossa democracia”. 

 

O relatório congrega ações de todos os setores do TRE-MT. Clique aqui para ter acesso ao documento completo.  

 

Jornalista: Nara Assis 

 

#PraTodosVerem: Captura de tela de uma sessão ordinária do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso realizada por videoconferência, com desembargadora e desembargador, magistrada, magistrados e membro do Ministério Público Eleitoral participando remotamente, exibindo a identificação do TRE-MT e a data da sessão. 

Fonte: TRE – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA