Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

TRE

Jurista Pérsio Oliveira Landim encerra 2º biênio como juiz-membro do TRE-MT

Publicados

TRE

O advogado Pérsio Oliveira Landim encerrou o biênio como juiz-membro do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) na categoria jurista, na sessão plenária desta quinta-feira (19.12). Este foi o 2º biênio de Landim à frente do cargo, que vigorou de 19 de dezembro de 2022 a 19 de dezembro de 2024. Já o 1º biênio esteve vigente de 07 de maio de 2020 a 07 de maio de 2022.

A presidente do Tribunal, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, ressaltou o trabalho realizado pelo jurista. “Sempre que ingressam novos membros é uma satisfação e quando nos deixam, é uma tristeza. Mas, neste período em que exerceu o cargo, dr. Pérsio demonstrou o comprometimento com os votos e a nobre missão de julgar. Desejo sucesso na carreira que continua a partir de agora, saúde e que continue se guiando pelo caminho do bem e da justiça”.

Foi entregue a Pérsio Oliveira Landim, nesta última sessão, o certificado de exercício do cargo, constando o comparecimento a 83 sessões plenárias, 93 julgamentos colegiados relatados, 29 julgamentos monocráticos proferidos e 19 decisões interlocutórias proferidas. Além disso, o jurista atuou como ouvidor eleitoral substituto e foi convocado para compor o Tribunal Pleno de 27/05/2024 a 19/12/2024, em razão do término de biênio de juiz-membro titular.

Também participou da escala de plantão judiciário aos finais de semana e feriados, no período de 15 de agosto a 19 de dezembro de 2024, bem como foi condecorado com a Honraria de Direito Eleitoral do Colégio Permanente de Juristas da Justiça Eleitoral (COPEJE), em abril de 2023. Participou, ainda, do XII Encontro Nacional do COPEJE, realizado nos dias 28 e 29 de novembro de 2024, em João Pessoa (PB).

A vice-presidente e corregedora regional eleitoral, desembargadora Serly Marcondes Alves, frisou o fato de o jurista ter construído um trabalho louvável no TRE-MT. “O dr. Pérsio é um bom aluno, que imediatamente aprende e aplica o conhecimento, e também possui grande habilidade de ensinar. Agradeço por este período de convivência e desejo sucesso, que tenha um feliz Natal e próspero ano novo”.

Leia Também:  TRE-MT garante estrutura adequada para votação

O procurador regional eleitoral, Pedro Melo Pouchain Ribeiro, também elogiou o advogado. “Deixo minhas sinceras palavras, registrando imensa honra de ter labutado ao seu lado, uma pessoa que demonstra uma personalidade afável, pessoa aberta em seus posicionamentos. Fica o registro de enorme satisfação e votos de sucesso”.

Segundo o juiz-membro Ciro José de Andrade Arapiraca, esta última sessão marcou a representação da participação de Pérsio Landim como juiz-membro. “Tenho muita admiração pelo seu trabalho realizado no Tribunal que, nesta sessão, ficou comprovada a maneira ponderada com que vota e a disponibilidade em ouvir e discutir ideias. Desejo sucesso na carreira, na vida e, se for contemplado com o retorno, será uma alegria. Mas, a participação até agora já foi muito marcante, e sua atuação contribuiu para que atingíssemos as metas do CNJ (Conselho Nacional de Justiça)”.

Também juiz-membro, Edson Dias Reis frisou o apoio que encontrou no colega ao ingressar no Pleno do Tribunal. “Quão importante foi nesse início da carreira como juiz-membro tê-lo ao meu lado, sempre sorrindo e contribuindo com minha trajetória. Desejo sucesso em sua caminhada”. Na mesma linha, o juiz-membro também na categoria jurista, Welder Queiroz dos Santos, recordou de quando foi empossado. “Tomei posse com palavras acolhedoras do dr. Pérsio e nesses dois meses de convivência tive a certeza de poder conversar e contar sempre que precisei. Este período fez com que minha admiração se ampliasse. Desejo sucesso na advocacia e que, se for da vontade de Deus, possa retornar a essa casa”.

Para o juiz-membro Luis Otávio Pereira Marques, o advogado que se despede passou de colega para amigo. “A sua presença trouxe leveza e alegria ao nosso Pleno. O que é certo é o impacto positivo que deixa, com uma trajetória brilhante. Que continue tendo muita sabedoria e paz na sua vida e na sua carreira”, desejou.

Leia Também:  Justiça Eleitoral de MT realiza busca ativa de eleitores para cadastro da biometria

Falando em nome da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), o presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Hélio Ramos, enalteceu a forma com que Pérsio Oliveira Landim continuou se portando com relação à advocacia. “Dr. Pérsio recebeu os advogados sempre quando necessário, teve uma postura reconhecida pela OAB, nunca abandonou a advocacia. A educação transforma a vida e sei que essa também é uma paixão que o senhor leva para a vida, por isso tenho certeza de que continuará atuando com maestria no Direito profissional e na academia. Desejo felicidades, muita saúde e um ano novo cheio de vitórias”.

Pérsio Oliveira Landim destacou o aprendizado que teve ao longo deste período. “Aprendi que nem sempre o que julgamos agrada, mas temos que julgar mesmo assim. Essa vaga de jurista é muito importante para a advocacia e para a sociedade. Agradeço a convivência com todos e todas, porque o maior patrimônio está nas pessoas deste Tribunal. E quando digo todos, me refiro a cada um e cada uma que convivi, sejam juízes, promotores, servidores, colaboradores, terceirizados, todos mesmo. Os membros que convivi fui adquirindo cada vez mais admiração, seja pela postura profissional, pela forma de pensar, pela humanidade com que lidam com as situações cotidianas. Não poderia deixar de destacar que me sinto muito feliz de ter sido comandado pela presidente e a vice-presidente, pois o posicionamento forte de ambas me fez aprender muito”.

Jornalista: Nara Assis

#PraTodosVerem: Foto que mostra o Plenário do TRE-MT, com o brasão do Tribunal gravado no centro, e, à esquerda, aparece o juiz-membro Pérsio Oliveira Landim, que fala ao microfone, na sessão de despedida. Os demais membros do Pleno aparecem ao fundo. Ao final da matéria, tem uma galeria com mais fotos da sessão plenária.

1/ Galeria de imagens

Fonte: TRE – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

TRE

Juiz eleitoral firma parcerias com Prefeituras de Juína e Castanheira para ampliar cadastro biométrico

Publicados

em

Por

Com o objetivo de garantir maior segurança, agilidade e transparência nas eleições, o juiz da 35ª Zona Eleitoral, Patrick Coelho Campos Gappo, firmou Acordos de Cooperação Técnica com as Prefeituras de Juína e Castanheira, no estado de Mato Grosso. A iniciativa visa intensificar o atendimento ordinário com coleta de dados biométricos, contribuindo para o cumprimento da meta estabelecida pela Corregedoria Regional Eleitoral de atingir 98% de cadastramento biométrico no estado. Além disso, as parcerias firmadas estão alinhadas à Portaria nº 118/2024/PRES-TRE/MT. 

  

O acordo prevê a comunhão de esforços institucionais, incluindo a disponibilização de servidores municipais para apoio no atendimento, realização de campanhas de divulgação e fornecimento de estrutura logística para os trabalhos da Justiça Eleitoral, entre outras contribuições. 

  

Segundo o magistrado, a biometria representa um avanço tecnológico essencial para o fortalecimento da democracia. “A identificação do eleitor por meio de impressões digitais e foto confere ainda mais segurança à votação, evitando fraudes e garantindo que cada cidadão exerça seu direito com confiança e legitimidade”, destacou o juiz eleitoral, Patrick Gappo. Ele também agradeceu às Prefeituras pela rápida adesão à parceria, reconhecendo o compromisso com a cidadania e a democracia. 

Leia Também:  TRE-MT garante estrutura adequada para votação

  

A medida integra o plano de ação da 35ª Zona Eleitoral e será fundamental para aumentar o índice de eleitores cadastrados biometricamente, além de facilitar o acesso da população aos serviços da Justiça Eleitoral. 

  

Atualmente, em Castanheira, do total de eleitores e eleitoras (5.782), possuem a biometria cadastrada, 2.866, ou seja, 49,57%. Já o total de pessoas ainda não biometrizadas é de 2.916, ou seja, 50,43%. Em Juína, do total de 32.841 eleitores e eleitoras aptas, 22.686 têm a biometria, isto é, 69,08%, e 10.155 pessoas ainda não fizeram o cadastro biométrico, representando, 30,92%. 

  

A Justiça Eleitoral reforça que, embora o cadastramento biométrico não seja obrigatório para as Eleições Gerais de 2026, é altamente recomendável que os eleitores regularizem a situação o quanto antes. A coleta biométrica contribui não apenas para a segurança do voto, mas também para a melhoria do banco de dados nacional, utilizado em diversas políticas públicas. 

  

Campanhas de conscientização e mutirões de atendimento estão sendo promovidos nos próximos meses, e a população será amplamente informada sobre os locais e horários para realizar o procedimento. A expectativa é que, com o apoio institucional e o engajamento da sociedade, a meta de 100% de cobertura biométrica seja alcançada nos dois municípios para o próximo pleito. 

Leia Também:  Sessões Plenárias dos dias 03, 05 e 06 de dezembro serão virtuais

 

Assessoria TRE-MT 

 

#PraTodosVerem: A imagem mostra o momento do cadastramento biométrico de uma eleitora. Uma servidora da Justiça Eleitoral posiciona os dedos da cidadã sobre um leitor biométrico, conectado a um notebook e outros equipamentos utilizados no atendimento. Sobre a mesa também é possível ver um documento de identidade, reforçando o contexto de atualização cadastral e identificação do eleitorado. 

Fonte: TRE – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA