TRE
Duas escolas de Aripuanã recebem mutirões com foco no eleitorado jovem
TRE
Duas escolas da rede estadual de Aripuanã receberão mutirões da Justiça Eleitoral nesta e na próxima semana. Os serviços terão início nesta terça-feira (22.10) e seguirão até o dia 31 deste mês. O objetivo é, além de intensificar o cadastro biométrico, contemplar o eleitorado jovem. As duas escolas somam cerca de 600 estudantes do Ensino Médio.
De terça-feira (22.10) a sexta-feira (24.10), os atendimentos ocorrerão na Escola Estadual São Francisco de Assis, das 8h às 11h e das 13h às 17h. A unidade educacional fica na Rua Comendador Manoel Pedro de Oliveira, no bairro Centro.
Já entre os dias 29 e 31 de outubro, o mutirão será na Escola Estadual Professor Elídio Murcelli Filho, localizada na Avenida Tiradentes, bairro Cidade Alta. O horário também será das 8h às 11h e das 13h às 17h. Somando as duas escolas, são aproximadamente 600 estudantes matriculados.
O edital para realização dos mutirões está assinado pela juíza da 11ª Zona Eleitoral, com sede em Aripuanã, Rafaella Karlla de Oliveira Barbosa, e descreve que serão realizados os serviços de alistamentos (1º título eleitoral), revisões, transferências, emissão de segunda via e cadastramento biométrico. O documento também preconiza que eleitores e eleitoras atendidos nestas ações poderão comprovar o domicílio eleitoral no município de Aripuanã, nos casos necessários, por declaração de residência firmada pelo eleitor(a) no momento do atendimento.
Além disso, não haverá dispensa das multas eleitorais, devendo as operações que dependam de quitação de multa serem colocadas em diligência, para o recolhimento em até cinco dias, sob pena de indeferimento posterior, nos termos do art. 10, parágrafo único, c/c art. 11, do Provimento nº 05/2021 da CRE/MT.
Segundo a chefe de cartório da 11ª Zona Eleitoral em substituição, Gissilaine de Alcantara Oliveira, além do cadastro biométrico, a intenção é focar no eleitorado jovem. “Mas, como os atendimentos ocorrerão o dia todo, apenas com intervalo para o almoço, os mutirões são abertos para a população dos bairros onde as escolas estão localizadas e do entorno”, explica.
Para cadastrar a biometria, basta apresentar um documento oficial com foto. No caso de regularização de título e mudança de endereço, também é necessário levar um comprovante de residência atualizado. Homens maiores de 18 devem mostrar o comprovante de quitação militar para tirar o primeiro título.
Jornalista: Nara Assis
#PraTodosVerem: A imagem mostra dois prédios escolares com o título “Mutirões em Aripuanã” no topo. À esquerda, aparece a Escola Estadual Prof. Elídio Murcelli Filho, e à direita, a Escola Estadual São Francisco de Assis. O fundo é azul, com faixas curvas em tons mais escuros na parte inferior.
Fonte: TRE – MT
TRE
Posto Eleitoral de Porto Estrela atenderá em horário estendido neste fim de semana e feriado
Porto Estrela (distante a 190 km de Cuiabá) receberá um mutirão eleitoral de quatro dias com foco no cadastramento biométrico neste fim de semana e no feriado do Dia do Servidor Público. O Posto Eleitoral de Atendimento no município funcionará no sábado (25) e no domingo (26), além de segunda (27) e terça-feira (28), feriado na Justiça Eleitoral. Os atendimentos vão ocorrer no horário das 7h30 às 16h30, para cadastramento biométrico e outros serviços. O posto eleitoral está localizado na Avenida José Antonio de Faria, s/nº – Centro.
O posto também oferecerá serviços de alistamento eleitoral (primeiro título), revisão de dados cadastrais, transferência de domicílio, emissão de segunda via e de guia para recolhimento de multa eleitoral. O cartório da 13ª Zona Eleitoral – com sede em Barra do Bugres (a cerca de 40 km de Porto Estrela) levará toda a estrutura necessária para o atendimento dos eleitores com conforto e comodidade.
A chefe do cartório da 13ª Zona Eleitoral, Sandra Regina Silva da Costa, explica que, para esses quatro dias, serão três funcionários em regime de escala. “Estamos convocando os eleitores sem biometria via carro de som, e isso tem ajudado muito a divulgar o mutirão. O município já passou por revisão biométrica, e constatamos uma grande quantidade de eleitores que não moram mais no município e, em outros casos, de eleitores já falecidos. Graças ao apoio da Prefeitura Municipal, por meio dos agentes de saúde e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), estamos conseguindo mobilizar os eleitores”, destacou a servidora.
A ação reforça a campanha Biometria 100%, por meio da qual o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) busca ampliar o cadastramento biométrico para, no mínimo, 98% do eleitorado estadual em 2025. No município, o índice de cobertura biométrica é de 81,25%, o correspondente a 2.695 eleitores, dentro de um universo de 3.317 pessoas aptas a votar. Ainda faltam 622 eleitores para universalizar a biometria no município, cerca de 18,75%.
Biometria
A biometria é um processo de identificação por meio das impressões digitais, coletadas e armazenadas pela Justiça Eleitoral. É pessoal e intransferível, garantindo que cada eleitor vote apenas uma vez e evitando que alguém se passe por outra pessoa no momento da votação.
A biometria eleitoral representa um avanço tecnológico que fortalece a segurança e a inclusão no processo de votação. Ela impede duplicidade no cadastro, assegura a autenticidade do eleitor, garante agilidade na identificação, reduz filas, otimiza o tempo de votação, promove acessibilidade e aumenta a confiabilidade dos resultados das eleições.
Jornalista: Anderson Pinho
Crédito da Imagem:Prefeitura Municipal
#PraTodosVerem – A imagem, capturada de uma perspectiva aérea, mostra a área urbana de Porto Estrela, que se estende ao longo de uma via principal reta e arborizada. As casas e edifícios, muitos com telhados de cor vermelha ou alaranjada, estão agrupados em ambos os lados da rua, formando o núcleo do povoado. Ao redor da área construída, a paisagem se transforma em vastos campos abertos, predominantemente verdes e planos, com vegetação esparsa e algumas formações montanhosas ou colinas suaves ao longe, sugerindo um ambiente rural ou de interior.
Fonte: TRE – MT
-
TCE4 dias atrásInovação e integridade: procurador-geral de Contas lança livro sobre Compliance Inteligente nas Contratações Públicas
-
Ministério Público5 dias atrásFaccionados são condenados pelo Tribunal do Júri
-
Ministério Público4 dias atrásServidoras do MPMT conquistam 1º e 3º lugar em prêmio de inovação
-
Diamantino6 dias atrásSeleção Diamantinense Sub-16 de Futsal é Campeã em Nova Olímpia
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrásETA do Pari realiza parada temporária para manutenção nesta quarta-feira (22.10)
-
MATO GROSSO7 dias atrásGovernador inaugura núcleo militar e autoriza novas obras de infraestrutura em Itaúba e Nova Santa Helena
-
MATO GROSSO6 dias atrásProjetos sociais do Corpo de Bombeiros Militar registram mais de 177 mil atendimentos
-
Diamantino7 dias atrásPrefeitura de Diamantino entrega 27 kits maternidade a gestantes


