POLÍTICA MT
Membros da Comissão de Saúde pedem vistas ao PL que prevê denominação das alas do Hospital Central
POLÍTICA MT
Durante reunião da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), nesta terça-feira (21), os deputados Sebastião Rezende (União), Lúdio Cabral (PT) e Dr. João (MDB) pediram vistas ao do Projeto de Lei nº 717/2020, Substitutivo Integral nº2, que dispõem sobre a denominação das 11 alas do Hospital Central de Alta Complexidade de Cuiabá, que receberão o nome de personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da saúde no estado.
O presidente da Comissão de Saúde, deputado Paulo Araújo (PP), explicou que o tema vem sendo discutido há algum tempo e que a revisão busca apenas ajustes técnicos.
Segundo ele, a comissão, composta também pelos deputados Lúdio Cabral (PT) e Dr. João (MDB), está avaliando a compatibilidade entre o perfil dos homenageados e os setores do hospital.
“Não há questionamento quanto aos nomes indicados, mas sim quanto à correspondência de cada homenageado com a área que vai levar seu nome. O objetivo é garantir que o reconhecimento seja coerente com a atuação de cada profissional”, explicou Araújo.
O deputado Sebastião Rezende destacou que como foi apresentado na reunião d comissão o Substitutivo Integral n° 2 e a rejeição ao texto original do PL e ao Substitutivo nº1, “o pedido de vista se torna necessário para melhor entender a proposta discutida”, afirmou Rezende.
O deputado Dr. João, primeiro-secretário da ALMT, foi designado como relator do Substitutivo Integral nº2 do PL. Ele reforçou que a adequação é necessária para que as homenagens reflitam a trajetória profissional dos indicados.
“Vamos analisar o mapa completo do hospital e ajustar as denominações conforme a especialidade de cada homenageado. É importante colocar a pessoa certa no lugar certo, onde ela efetivamente trabalhou e contribuiu. Temos 24 parlamentares com o mesmo direito de indicação. É um hospital estadual, e o reconhecimento deve ser plural, refletindo a contribuição de várias pessoas”, pontuou Dr. João.
O prazo regimental é de 48 horas para a devolução do PL. De acordo com Paulo Araújo, não está descartada a convocação de uma reunião extraordinária para discutir e em seguida votar o projeto.
Fonte: ALMT – MT
POLÍTICA MT
Mutirão da Cidadania Social chega à 7ª edição em Cuiabá, no CPA3, neste sábado (25)
Coordenado pelo deputado estadual Wilson Santos (PSD), o Mutirão da Cidadania Social chega à sua 7ª edição neste sábado (25), na região do CP3 – Setor V, em Cuiabá com uma série de serviços públicos gratuitos voltados à população. A ação, que tem o apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) , será realizada na sede da Creche Santa Inês, das 7h30 às 12h, e contará com a parceria de diversas instituições públicas e privadas para atendimento ao público.
A ação tem como propósito aproximar o poder público das comunidades e oferecer atendimentos essenciais, especialmente às famílias que mais necessitam de acesso às políticas públicas. Segundo o parlamentar, o projeto tem alcançado resultados significativos em diferentes bairros da capital. “O Mutirão da Cidadania é uma demonstração prática de compromisso com o povo. Levamos serviços, orientações e cuidados. Essa é uma ação que representa o verdadeiro sentido da política pública que é estar perto das pessoas, ouvir suas demandas e oferecer soluções concretas”, afirmou.
Durante o evento, os moradores poderão usufruir de diversos atendimentos gratuitos, entre eles: consultas médicas, aferição de pressão e glicemia, orientações jurídicas, emissão de documentos (RG e CPF), atualização do CadÚnico e do Bolsa Família, corte de cabelo, serviços de beleza, recreação infantil e atividades educativas. Além disso, haverá orientações do Procon-MT, assistência social e cadastro em programas públicos. Dentre os parceiros, estão a Defensoria Pública, Energisa, Hemocentro, Comper, Instituto Gallo Ensina, Prefeitura de Cuiabá, Politec, Fasipe, Comper, Angeli, além de voluntários e lideranças comunitárias que são essenciais para que o projeto siga crescendo e alcançando cada vez mais pessoas.
Foto: Samantha dos Anjos
De acordo com Wilson Santos, o Mutirão da Cidadania é uma política permanente de inclusão social que tem transformado a realidade de centenas de famílias. “Cada edição é um dia de solidariedade e esperança. Quando o cidadão encontra atendimento médico, consegue emitir um documento ou resolve um problema jurídico, ele sente que não está esquecido. E é isso que queremos. Que eles se sintam acolhidos e com os direitos adquiridos, como qualquer cidadão”, reforçou o deputado.
O parlamentar destacou ainda que o trabalho continuará sendo ampliado para outras regiões de Cuiabá e do estado, consolidando-se como um instrumento de cidadania e fortalecimento comunitário.
Serviço
Evento: 7ª edição do Mutirão da Cidadania Social
Local: Creche Santa Inês – CPA3 – Setor V
Data: 25 de outubro (Sábado)
Horário: 7h30 às 12h
Informações: Samantha dos Anjos – Assessoria de Imprensa
Foto: Samantha dos Anjos
Fonte: ALMT – MT
-
TCE4 dias atrásInovação e integridade: procurador-geral de Contas lança livro sobre Compliance Inteligente nas Contratações Públicas
-
Ministério Público4 dias atrásServidoras do MPMT conquistam 1º e 3º lugar em prêmio de inovação
-
Ministério Público5 dias atrásFaccionados são condenados pelo Tribunal do Júri
-
Diamantino6 dias atrásSeleção Diamantinense Sub-16 de Futsal é Campeã em Nova Olímpia
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrásETA do Pari realiza parada temporária para manutenção nesta quarta-feira (22.10)
-
TRE7 dias atrásDuas escolas de Aripuanã recebem mutirões com foco no eleitorado jovem
-
MATO GROSSO7 dias atrásGovernador inaugura núcleo militar e autoriza novas obras de infraestrutura em Itaúba e Nova Santa Helena
-
MATO GROSSO6 dias atrásProjetos sociais do Corpo de Bombeiros Militar registram mais de 177 mil atendimentos


