Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍCIA

Ação contínua da Polícia Civil contribui na redução de índices de furtos e roubos de aparelhes celulares em MT

Publicados

POLÍCIA

Desde 2024, a Polícia Civil tem desencadeado, de forma permanente, em todo Estado, a Operação Mobile, que consiste na investigação de crimes de roubos, furtos e comércio ilegal de telefones celulares, bem como a localização e devolução desses aparelhos às respectivas vítimas dessas ações criminosas.

Esse trabalho, associado a ferramentas tecnológicas, acredita a instituição, tem desestimulado essas práticas criminosas. De acordo com dados estatísticos da Polícia Civil, desde a deflagração da operação, em 2024, o Estado tem apresentado uma redução nos índices de furto e roubo.

Em Mato Grosso, em 2023 (ano anterior à realização da operação), foram registrados 6.365 casos de furtos e 2.387 de roubos. Em 2024, os índices caíram para 5.786 casos furto e 1.923 registros de roubo. Uma redução de 9,10 % e 19,44% respectivamente.

Se comparado o índice de 2024, sendo 5.786 casos de furtos e 1.923 de roubos, com a primeira quinzena de 2025, a redução dos índices foi ainda maior. Até 15 de dezembro de 2025, foram registrados 4.777 casos de furtos e 1.535 de roubos, representando uma redução de 17,44% e 20,18%, respectivamente.

Na região metropolitana (Cuiabá e Várzea Grande), em 2023, foram registrados 2.961 casos de furtos e 1.454 de roubos. Em 2024, os índices caíram para 2.830 casos furtos e 1.130 registros de roubos. Uma redução de 4,42 % e 22,28% respectivamente.

Quando comparado o índice de 2024 com a primeira quinzena de 2025, a queda desses índices foi ainda maior. Até 15 de dezembro de 2025, foram registrados 2.403 casos de furtos e 954 de roubos, representando uma redução de 15% e 15,58%, respectivamente. Analisando o período dos três anos, de 2023 a 2025 (até a primeira quinzena de dezembro), as reduções são de 18,84% e 34,39%, respectivamente.

“Esse trabalho permanente que vem sendo permanentemente contribui de forma efetiva para tornar os crimes de furtos e roubos menos interessante, afetando diretamente na redução desses índices de criminalidade. É um trabalho eficiente e eficaz que a Polícia Civil vem desenvolvendo e que vemos, sim, que desestimula o criminoso a seguir nessa empreitada”, pontuou o diretor da Diretoria Metropolitana, Wagner Bassi Junior.

Leia Também:  Homicida foragido de Goiás é preso pela Polícia Civil de MT após ser localizado em Várzea Grande

Operação Mobile

A Operação Mobile é uma ação permanente da Polícia Civil, com o objetivo de rastrear, localizar e recuperar celulares furtados ou roubados; identificar autores de crimes patrimoniais e receptadores; combater o comércio ilegal desses aparelhos; aplicar medidas legais incluídas autuações, intimações, TCOs e prisões, bem como devolver os celulares às vítimas legítimas.

Dia D

A Polícia Civil realizou, no dia 15 de dezembro, o “Dia D” da Operação Mobile, com a devolução de 1.166 aparelhos celulares, provenientes de roubos, furtos e comércio ilegal.

A ação é resultado dos trabalhos investigativos realizados no decorrer da operação, desencadeada pela Diretoria Metropolitana, por meio das Delegacias Especializadas de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá e de Várzea Grande; e da Diretoria do Interior, com auxílio das 13 Delegacias Regionais.

A entrega ocorreu concomitantemente em todo Mato Grosso.

Tecnologia

Em novembro de 2025, cerca de 60 policiais das delegacias da Diretoria Metropolitana e Diretoria de Atividades Especiais (DAE) da Polícia Civil participaram de um treinamento técnico com a big tech Google Brasileira. O evento foi realizado com o objetivo de difundir conhecimentos sobre os mecanismos de segurança para aparelhos Androids, desenvolvidos pela empresa, cujo proposito é assegurar a inviolabilidade dos dados pessoas do proprietário, bem como a localização do aparelho de forma remota.

O diretor Metropolitano, Wagner Bassi, ressaltou que o treinamento foi uma oportunidade de capacitação profissional em um dos crimes mais comuns no universo policial, que se trata de roubo ou furto de aparelho celular.

Leia Também:  Autor de latrocínio ocorrido no Pará é preso pela Polícia Civil em Rondonópolis

“O treinamento foi maravilhoso, acho que todos os policiais deveriam fazer para atender melhor a população, pois umas das coisas apresentadas foram formas de localizar o celular pelas ferramentas da Google, quanto mais agilidade no atendimento da vítima em casos de celulares subtraídos maior a chance no êxito de rastreamento. Parcerias entre empresas de tecnologia e a polícia são muito vantajosas para a atualização da polícia, pois os criminosos sempre estão achando brechas e quando recebemos cursos com novas informações e ferramentas de trabalho como essa nos sentimos valorizados e capacitados a exercer nosso trabalho da melhor forma”, disse o diretor.

Parceria

Segundo o especialista em Comunicação Jurídica da Google Brasil, Antonio Trigueiro, no evento foram repassados conhecimentos sobre “Recursos de Segurança nos Dispositivos Androids” e “Ferramentas e Procedimentos Técnicos”, que colaboram para o fornecimento de informações que contribuem às investigações policiais.

O gerente de Parcerias Técnicas para Android da Google Brasil, Fabricio Ferracioli, destacou que o conhecimento técnico adquirido os policiais poderá melhorar o atendimento aos cidadãos que possam, por ventura, serem vítimas de ocorrências de furto ou roubo de aparelhos celulares além de proteger os dados pessoais contidos neles. “Hoje, o valor de um assalto não está limitado ao aparelho, também está associado ao que está dentro do aparelho”, disse Fabricio.

De acordo com Fabricio, essas tecnologias já foram implantadas pelas polícias dos estados da Bahia, do Rio de Janeiro e São Paulo. “Em São Paulo, inclusive, já tem nos aparelhos corporativos da Polícia Militar, essas ferramentas de segurança implantadas”.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍCIA

Rotam prende duas pessoas por tráfico de drogas em Várzea Grande

Publicados

em

Por

Policiais militares do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) prenderam um homem, de 19 anos, e uma mulher, de 33 anos, por tráfico ilícito de drogas, na noite desta quinta-feira (1.1), em Várzea Grande. Com a dupla, foram apreendidas 15 porções de substância análoga a maconha.

As equipes policiais estavam em patrulhamento tático pelo bairro Cohab Tarumã e perceberam um grande odor característico de droga vindo de uma residência. Ao se aproximarem da casa, os militares encontraram um homem, que fugiu para o interior do imóvel ao notar a presença dos policiais.

Diante da suspeita, os militares iniciaram acompanhamento e abordaram o homem já na frente da casa. Neste momento, a equipe da Rotam também visualizou a presença de uma mulher, que também foi abordada.

Com o homem, foi localizada uma porção de maconha. A mulher afirmou que vende as drogas em companhia de outra suspeita, que não foi localizada. Nas buscas pela casa, os policiais encontraram mais 14 porções da mesma droga, a quantia de R$ 95,00 em dinheiro e outros materiais utilizados para o tráfico de drogas.

Leia Também:  Força Tática prende dois homens por tráfico de drogas e apreende porções de maconha em residência

Os dois criminosos receberam voz de prisão e foram conduzidos para a Central de Flagrantes de Várzea Grande para registro da ocorrência e demais providências cabíveis.

Fonte: PM MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA