Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

MATO GROSSO

SES orienta municípios sobre cuidados com a saúde da população negra

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) publicou uma nota técnica que recomenda aos gestores e às equipes técnicas municipais de Mato Grosso a inclusão de ações, metas e indicadores voltados à saúde da população negra e quilombola nos Planos Municipais de Saúde 2026-2029 e nos Planos Plurianuais (PPAs).

A publicação pode ser comemorada nesta segunda-feira (27.10), o Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra.

O documento, elaborado em conjunto com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Superintendência Estadual do Ministério da Saúde de Mato Grosso, pode ser acessado no site da Secretaria de Estado de Saúde.

Conforme o documento, o planejamento dos municípios deve ser alinhado às diretrizes da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN), política pública do Ministério da Saúde para o combate de desigualdades e do racismo no Sistema Único de Saúde (SUS).

“A nota técnica visa provocar uma reflexão sobre os indicadores de saúde em Mato Grosso, com um olhar especial no recorte racial, para subsidiar a construção de Planos Municipais de Saúde e Planos Plurianuais que contemplem ações estratégicas para a promoção da saúde da população negra”, afirmou o secretário adjunto de Atenção e Vigilância à Saúde da SES, Juliano Melo.

Leia Também:  Centro Estadual de Cidadania realizou 78 mil atendimentos este ano; serviços do Detran foram os mais solicitados

De acordo com a coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde, Rosiene Pires, os dados epidemiológicos de Mato Grosso evidenciam desigualdades significativas, o que reforça a necessidade de ações concretas, pois a população negra é a mais atingida em diversos indicadores de saúde.

“As disparidades são um reflexo do racismo estrutural, das desigualdades socioeconômicas e das barreiras no acesso aos serviços de saúde, que se manifestam em piores condições de moradia, nutrição inadequada e condições sanitárias”, informa a coordenadora.

A Secretaria recomenda que as prefeituras incorporem indicadores desagregados por raça e cor nos PPAs, metas específicas para redução de disparidades na mortalidade infantil e materna e na incidência de doenças.

“Sugerimos que todos os sistemas municipais incluam o campo raça/cor até o ano de 2027. Para essa ação ser efetiva, também é necessário qualificar as equipes no preenchimento do quesito raça/cor, estimular a autodeclaração quilombola e analisar dados desagregados sobre acesso, internações e óbitos”, acrescentou Rosiene.

Há ainda metas recomendadas para melhorar o monitoramento da Política Nacional e fortalecer ações de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças que afetam desproporcionalmente a população negra e quilombola, como hipertensão, diabetes, hanseníase, anemia falciforme, tuberculose, sífilis e HIV/AIDS.

Leia Também:  Prêmio Inova MT encerra primeira fase e seleciona empresas para banca de juízes

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Polícia Militar conduz seis faccionados e apreende drogas e arma de fogo em Cáceres

Publicados

em

Por

Equipes da Polícia Militar prenderam quatro homens e apreenderam dois adolescentes, todos membros de facção criminosa, em ações de repressão ao tráfico de drogas, nesta segunda-feira (27.10), em Cáceres. Com os criminosos, foram apreendidas porções de drogas, um revólver e dezenas de munições.

A ação faz parte da Operação Força Total – Resposta Imediata, que faz parte do Programa Tolerância Zero do Governo do Estado e que tem intensificado o policiamento na cidade de Cáceres, desde o mês de setembro, com reforço de equipes do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Força Tática, Companhia Raio e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

Em uma das ocorrências, as equipes policiais receberam uma denúncia anônima sobre um ponto de tráfico de drogas. Os militares se deslocaram ao endereço e encontraram um homem saindo do local e fizeram abordagem a ele. Neste momento, os policiais perceberam que, no interior da casa, dois adolescentes estavam tentando fugir.

Imediatamente, todos os três suspeitos foram detidos pela PM. Dentro do imóvel, foram encontradas uma sacola contendo munições de calibre .38 e 75 papelotes de pasta base de cocaína. Os suspeitos confirmaram que faziam a venda dos entorpecentes a mando de uma facção criminosa e receberam voz de prisão.

Leia Também:  Defesa Civil orienta população para cuidados durante o período de chuvas intensas


Ainda durante o atendimento da ocorrência, as equipes policiais receberam novas denúncias, que desta vez informaram sobre dois faccionados que estariam recolhendo dinheiro em pontos de venda de drogas de um bairro.

Nas diligências, a PM seguiu até uma residência abandonada e flagrou os suspeitos fugindo por uma área de mata. No caminho feito pela dupla, e também com informações de populares, os policiais localizaram um revólver e uma motocicleta, que possuía queixa de roubo.

Por fim, os militares chegaram em uma residência, momento em que os suspeitos saíram do local e se entregaram. Com eles, foram apreendidos a quantia de R$ 3,4 mil em dinheiro e porções de drogas. Durante a abordagem, um dos homens afirmou ter participação em crimes contra membros de facções rivais, incluindo o homicídio de uma pessoa.

Os suspeitos também receberam voz de prisão e foram conduzidos para a delegacia de Cáceres para registro da ocorrência e demais providências.

Mais prisão

Ainda durante a tarde, a equipe da Rotam realizava patrulhamento tático pelo bairro Nova Era e encontrou um homem, que apresentou nervosismo ao ver a viatura policial, na frente de uma casa. Na abordagem a ele, os policiais encontraram 13 porções de substância análoga a maconha. Ele recebeu voz de prisão e foi conduzido para a delegacia da cidade.

Leia Também:  Ponte do Juruena é maior do que as 5 pontes entre Cuiabá e Várzea Grande juntas

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA