Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

Prefeito e governador anunciam expansão do HMC e aquisição de materiais cirúrgicos

Publicados

CUIABÁ

Na tarde desta sexta-feira (10), o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, acompanhado do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, realizou uma série de visitas técnicas a locais estratégicos da capital. Entre os destinos esteve o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), a maior unidade hospitalar do Estado e referência em ortopedia. O objetivo das visitas foi avaliar as condições físicas, estruturais e operacionais de três das principais instituições públicas de Cuiabá.

Durante a inspeção no HMC, o governador anunciou a realização da compra emergencial das OPMEs (Órteses, Próteses e Materiais Especiais), com o objetivo de garantir que os pacientes internados na unidade sejam operados o quanto antes. A medida busca desafogar o hospital, que atualmente enfrenta um quadro de superlotação e longas filas de espera para a realização de cirurgias, devido à falta de recursos para a aquisição dos materiais cirúrgicos necessários.

O prefeito anunciou ainda um importante projeto, a expansão do hospital por meio da incorporação do antigo Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, o antigo PS. “O HMC é uma obra importante. Temos um projeto de expandi-lo, trazendo o antigo Pronto-Socorro para complementar as operações do hospital. Esse é um passo muito significativo para a saúde pública de Cuiabá e para todo o Estado de Mato Grosso”, declarou Brunini.

Leia Também:  Confira as atrações desta quinta-feira (2) do projeto Rua do Rasqueado, no Museu do Rio; Primeira edição de 2023 registrou sucesso de público

Durante a vistoria, Abilio mencionou que a antiga administração frequentemente atribuía problemas do HMC à falta de repasses do Governo do Estado. No entanto, segundo Abilio essa narrativa desconsiderava questões de má gestão e corrupção. Abilio constatou ainda que a situação do hospital é realmente preocupante. “Podemos verificar que a maioria dos setores do hospital estão lotados com pacientes que aguardam por cirurgias simples, porque as empresas contratadas pela antiga gestão não conseguem realizar nem mesmo as cirugias de menor custo”, pontuou Brunini.

“A antiga gestão colocava a culpa no governo do Estado, dizendo que não enviava recursos, enquanto o hospital atendia pacientes de todo o Mato Grosso. Mas o governador estava certo em não investir numa administração tão corrupta e duvidosa. Agora, estamos trabalhando para mudar essa realidade, com responsabilidade e transparência”, afirmou.

Ao verificar a situação dos pacientes que aguardam na unidade por uma cirurgia, o governador anunciou que irá disponibilizar os recursos necessários para a compra emergencial das OPMEs (Órteses, Próteses e Materiais Especiais), que são materiais e insumos indispensáveis para a realização dos procedimentos cirúrgicos. “Estamos comprometidos em resolver esse problema o mais rápido possível. Sabemos que as OPMEs são essenciais para a realização das cirurgias, e não podemos permitir que pacientes aguardem indefinidamente e paguem pela incompetência da gestão passada”, garantiu Mendes.

Leia Também:  Cuiabá abre prazo de recurso para candidatos do Processo Seletivo Simplificado Nº 001/2024, para médicos e dentistas

A expansão do HMC é vista como uma iniciativa essencial para atender à crescente demanda por serviços de saúde na capital e no Estado, oferecendo melhores condições para pacientes e profissionais. O projeto ainda será detalhado e deve contar com o apoio do Governo do Estado. Durante a visita, Mendes destacou a entrega de quatro novos hospitais estaduais, que devem contribuir significativamente para a saúde pública da capital e ajudar a desafogar o HMC.

“Essas unidades vão ampliar a oferta de atendimento e redistribuir a demanda, garantindo um sistema de saúde mais equilibrado e eficiente para toda a população. Estamos comprometidos em ajudar a transformar o HMC em um complexo de saúde ainda mais eficiente, porque sabemos que a população merece um atendimento de qualidade e humanizado”, concluiu Mendes.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Secretário de Governo faz visita técnica para reestruturação da Bem-Estar Animal 

Publicados

em

Por

O secretário Municipal de governo Ananias Martins Filho realizou uma inspeção na estrutura pensada para sediar a Bem-Estar Animal, no bairro Porto. Acompanhado de toda a equipe técnica da Bem-Estar Animal, o gestor procurou entender o propósito da obra com o objetivo de fazer uma conexão da viabilidade com a finalidade. A iniciativa aconteceu nesta quinta-feira (16), mesma data em que o secretário também conheceu a atual sede da Bem-Estar Animal, localizada no bairro Ribeirão do Lipa, para entender melhor toda a demanda.

“A Bem-Estar Animal está passando por uma reestruturação e queremos ver o que fica melhor, por isso a necessidade de fazer um reconhecimento do prédio no Porto para definir o que fica melhor, e estudar as adequações contribuirá com a decisão a ser tomada”, disse o secretário Ananias.

O posicionamento da gestão é que os animais possam receber o melhor atendimento possível através da Bem-Estar Animal, que tem as atribuições para isso.

“A causa animal na nossa cidade vai estar muito bem atendida e bem alinhada com a Bem-Estar Animal. A cidade cobra isso, que a gestão possa cuidar muito bem dos animais, para que eles tenham dignidade e qualidade de vida. Nossa preocupação é que eles sejam cada vez mais acolhidos e a Prefeitura de Cuiabá tratará isso com responsabilidade e compromisso”, frisou Ananias.

Leia Também:  CDCC realiza 6ª reunião nesta segunda-feira, 15

Segundo a diretora da Bem-Estar Animal, Andrea Janaina, o prefeito Abilio compreendeu a causa animal como um problema de saúde pública, por isso tem que ter esse olhar mais carinhoso, mais criterioso. “É muito importante esse entendimento”, destacou Andrea.

A definição do espaço caberá ao prefeito Abilio Brunini, mas será definida em coletivo, ouvindo a diretoria da Bem-Estar Animal. O que será executado de fato, seja um novo espaço no Porto ou o redimensionamento do local atual, deve acontecer em breve, após algumas reuniões e levantamentos.

AMOR AOS ANIMAIS

Esta semana o prefeito Abilio Brunini também esteve na Bem-Estar Animal onde gravou um vídeo apresentando toda a equipe, que possui quatro médicas veterinárias e duas protetoras animais, entre elas a veterinária Andrea Janaína, na função de diretora.

Na ocasião convidou os cidadãos que desejam adotar um animal a visitarem o local e escolher entre os 94 pets que ocupam o espaço. A ação surtiu efeito já no dia seguinte, quando uma moradora de Cuiabá e seu filho adotaram um cãozinho que estava sob cuidados da Bem-Estar Animal, motivada pelo vídeo do prefeito no Instagram. Na quinta-feira (16) outro cãozinho foi adotado.

Leia Também:  Vereador diz que Cuiabá precisa reconquistar título de Cidade Verde

“A sensibilidade do prefeito com a causa animal é muito grande. O fato dele ampliar a equipe e colocar mulheres para o atendimento demonstram isso. Nada contra os profissionais homens, mas as mulheres são acolhedoras, sentimentais, zelosas”, pontuou Andreia Janaína.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA