QUALIDADE
Marfrig-VG realiza evento “Eu Sou a Qualidade” focado em melhoria contínua de seus produtos
AGRONEGÓCIO
A Marfrig, uma das maiores empresas de carne bovina do mundo, realizou nesta semana, na unidade de Várzea Grande, o evento “Eu Sou a Qualidade”, reafirmando seu compromisso com a melhoria contínua de seus produtos e o engajamento de seus colaboradores. O evento contou com a participação de diversos profissionais da companhia e representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) que destacaram a importância da qualidade em cada etapa da cadeia produtiva.
Com foco no rigor dos processos industriais, e nas regras de qualidade que regem o setor, a Marfrig aproveitou a oportunidade para reforçar seu compromisso com os padrões de qualidade, segurança e sustentabilidade que são pilares no seu desempenho junto ao mercado global.
O diretor de operações da Marfrig, Celso Luis Cancela, ressaltou que a qualidade e segurança alimentar são prioridade na companhia. “A Marfrig tem um status de qualidade muito elevado e, nós queremos que esse status se mantenha. Em um mundo onde os consumidores estão cada vez mais informados e exigentes, garantir a excelência é mais do que uma responsabilidade, é um compromisso com a saúde e bem-estar de milhões de pessoas”, afirmou Cancela.
Já a coordenadora do 1° Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal (1°SIPOA), da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Daniela Pieroti Ferreira, enfatizou a importância da iniciativa da Marfrig, para o fortalecimento do agronegócio brasileiro no mercado internacional.
“Hoje, a Marfrig tem várias unidades registradas no Ministério da Agricultura justamente porque atende às exigências de acordos bilaterais. Isso engloba toda a legislação brasileira, bem como, as legislações específicas de cada país do qual a Marfrig envia os seus produtos, isso facilita o processo de exportação. Estamos falando de mais de 160 acordos bilaterais firmados, que hoje são habilitados pelo MAPA, possibilitando toda essa movimentação de exportação. Então, poder participar de um evento como este, reforça a importância dos gestores na liderança nos programas de controle”, disse Daniela.
AGRONEGÓCIO
Seara Alcança 70% de Granjas com Energia Solar e Impulsiona Sustentabilidade
A Seara, empresa do grupo JBS, atingiu um marco significativo em 2024, com 70% de suas granjas integradas de frango utilizando energia solar no Brasil. Esse índice representou um aumento impressionante de 1.149% em relação aos 5,61% registrados cinco anos antes. No último ano, a produção de energia solar nas granjas somou 205.182.885,60 kWh, volume suficiente para abastecer uma cidade de cerca de 90 mil habitantes por 12 meses.
As granjas abastecidas por energia solar estão presentes em oito estados e no Distrito Federal, com destaque para São Paulo, onde mais de 77% das unidades adotaram as placas fotovoltaicas, e Santa Catarina, com 73% de adesão.
Energia Solar: Oportunidade Competitiva no Agronegócio
A crescente automação dos aviários e o controle ambiental nas granjas destacam o papel fundamental da energia elétrica nos custos de produção. Nesse contexto, os painéis fotovoltaicos têm se consolidado como uma alternativa competitiva e sustentável, proporcionando uma redução de custos e uma fonte renovável de energia.
A Seara não apenas orienta e apoia a implementação das placas solares, mas também incentiva a adoção dessa tecnologia por meio de um checklist que reconhece boas práticas de produção e ações sustentáveis.
Bonificação para Adoção de Práticas Sustentáveis
A companhia criou um checklist para balizar a política de bonificação aos seus parceiros integrados de aves e suínos. Além de aspectos estruturais e operacionais, o checklist contempla critérios de sustentabilidade, como a instalação de fontes de energia renovável, o manejo adequado de resíduos sólidos e o cumprimento das normas de bem-estar animal. As granjas que aderem a essas práticas têm direito a bonificações.
Energia Solar como Fonte de Renda Adicional
Sandro Fontanella, produtor integrado em Forquilhinha, Santa Catarina, destaca que o investimento em energias renováveis não traz apenas benefícios ambientais, mas também econômicos. “Antes, gastávamos muito com a compra de energia. Hoje, o que economizamos ou geramos com os painéis fotovoltaicos é destinado ao pagamento do financiamento do sistema”, afirmou.
Atualmente, a granja de Fontanella atende entre 80% e 83% de sua demanda energética com energia solar, equivalente a cerca de 220.000 kWh a 240.000 kWh anuais. Ele também está desenvolvendo um projeto para alcançar 100% de sua demanda, um objetivo viável graças aos incentivos fornecidos pela Seara.
Sustentabilidade e Economia: Dupla Benefício
Vamiré Luiz Sens Júnior, gerente-executivo de Sustentabilidade Agropecuária da Seara, observa que a adoção da energia solar não só representa uma solução mais sustentável, mas também uma alternativa economicamente vantajosa. “A iniciativa tem o potencial de se pagar a médio prazo, transformando um custo em uma nova fonte de margem para o produtor”, conclui.
Com políticas de incentivo e apoio à adoção de práticas sustentáveis, a Seara contribui para um futuro mais sustentável e economicamente viável para seus produtores.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio
-
TCE3 dias atrás
Encontro Mato-grossense de Municípios deve reunir mais de duas mil pessoas em Cuiabá
-
TRE3 dias atrás
Fernando Kendi Ishikawa toma posse como juiz titular da 18º Zona Eleitoral
-
Ministério Público7 dias atrás
Ministério Público inicia jornada pela certificação Lixo Zero
-
CUIABÁ6 dias atrás
Prefeito celebra parceria com o governador para desenvolver ações em Cuiabá
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrás
Receita Federal faz alerta sobre golpes envolvendo Pix
-
POLÍTICA MT7 dias atrás
Deputado Thiago e vereador Vinícius viabilizam R$ 300 mil para a saúde
-
CUIABÁ7 dias atrás
Operação coordenada pela Prefeitura fecha bares com indícios de ponto de prostituição
-
AGRONEGÓCIO7 dias atrás
A Broca-do-Café: Um Desafio Crescente para a Cafeicultura